Edificio destinado a Armazém ou Fábrica

Na elaboração do projeto de arquitetura procurou-se minimizar, tanto quanto possível, o impacto no meio ambiente e na paisagem. A construção proposta será dotada da mais recente tecnologia e de soluções tecnologicamente mais evoluídas e amigas do ambiente, procurando contribuir para uma harmonia ambientar, urbanística e principalmente funcional do local.

O traçado viário proposto para o interior do terreno tem como base o projeto e o desenho viário da rua actual que temos no local, tal como e mínima alteração aos lugares de estacionamento já existente na rua.

Quanto à proposta de implantação foram tidos em atenção os afastamentos mínimos legais e as cotas que o terreno já apresentava para que adaptação de um novo corpo/edifício fosse o mais vantajosa possível tanto para o terreno como para o eixo viário existente e para a empresa que está a requerer o pedido.

 

Ano | 2024

Cliente | Particular

Categoria | Empresarial

Estado: Em construção

A iVolumetricamente trata-se de um edifício constituído por 2 corpos, um traseiro correspondente a grande nave para inserção de industria e um frontal que corresponde aos serviços administrativos, instalações sanitárias, balneários/vestiários e áreas de formação e showroom.

O revestimento exterior será feito em painéis de chapa metálica termolacada tipo “sandwish” no sentido horizontal do edifício da nave de armazenagem de cor cinza claro, enquanto no edifício da frente o revestimento é com painéis de betão pré-fabricados, conforme melhor se representa nas peças desenhadas.

Quando ao programa e funcionamento dos espaços interiores optou-se por diferenciar as duas partes do edifício, tanto no interior como isso se reflete no exterior. A zona da nave de armazenamento é um espaço amplo, com um piso apenas com cerca de 10m de pé direito livre, enquanto a parte da frente está dividida em três pisos, dois deles acima da cota da estrada e um deles alinhado com a ampla nave e onde se encontram os serviços que precisam dessa ligação directa. Na parte frontal do edifício o piso r/chão concilia a zona de Assistência técnica com acesso ao exterior para que possam receber clientes e acesso ao armazém; uma sala técnica, uma sala de arquivo, 2 balneários para sexo masculino e feminino e ainda um pequeno armazém mais restrito para peças de maior valor e menores dimensões que não estão normalmente na zona principal. O piso 1, ou piso de entrada à cota da entrada principal do edifício contém um grande hall de entrada na zona central com acesso a instalações sanitárias, a uma sala para formações, uma área ampla para showroom e montra de novo artigo e ainda cinco gabinetes comerciais para utilização dos comerciais da empresa. O piso 2, é o piso mais administrativo, contém 4 gabinetes de trabalho, uma sala comum de trabalho em openspace, quatro escritórios privados, uma sala de reuniões e ao centro uma copa com hall de recepção e espaço exterior para que os funcionários não tenham de se deslocar ao piso 1 para saída do edifício.

 Para melhor funcionamento do edifício, o mesmo contém duas entradas rodoviárias e dispõe de lugar de estacionamento para todos os funcionários e ainda alguns lugares vagos para utilização de visitantes (no total 41 lugares). Os veículos entram pela entrada mais a esquerda do terreno e saem pela saída a direita, podendo percorrer apenas o percurso rodoviária a cota da rua, em frente ao edifício ou para cargas e descargas e/ou assistência técnica a mesma entrada e saída, mas com utilização das rampas para circular todo o edifício e não haver embates nem problemas na circulação.

Anterior
Anterior

Alojamento local Eiriz