
Moradia Pedro e Anabela
O projecto da moradia unifamiliar insere-se num terreno localizado na freguesia de Sobrosa, concelho de Paredes.
A implantação da moradia encontra-se praticamente à cota de entrada no terreno, de forma a utilizar a entrada do terreno pelo nível zero, e depois descer um piso para entrar na habitação, tanto a nível pedestre como automóvel. De forma a ter o piso social relacionado directamente com o restante terreno, e em total privacidade em relação com a rua.
Ano | 2024
Cliente | Particular
Categoria | Arquitectura - Residencial
Estado: Licenciamento
A implantação da moradia encontra-se praticamente à cota de entrada no terreno, de forma a utilizar a entrada do terreno pelo nível zero, e depois descer um piso para entrar na habitação, tanto a nível pedestre como automóvel. De forma a ter o piso social relacionado diretamente com o restante terreno, e em total privacidade em relação com a rua.
A habitação foi projetada em dois pisos voltados para a parte traseira do terreno, para melhor amplitude solar e para voltar todos os espaços para o exterior para o jardim privado da habitação da moradia.
O interior da habitação relaciona o seu programa com o exterior. A entrada da habitação localizada no piso superior com acesso a escada que nos leva a zona social do piso inferior. O volume de um piso, perpendicular ao edifício de dois pisos, está localizada a garagem e no restante edifício de dois pisos, no piso interior zona social e piso superior a zona privada. A zona mais social da habitação (cozinha, sala de jantar e sala de estar), junto a cozinha ainda temos a lavandaria e despensa, todos estas espaços relacionados com o interior e com o exterior, com o lado sul. No piso superior temos a zona privada da habitação, zona composta por dois quartos com casa de banho privada e mais uma suíte master.
Praticamente todos os espaços interiores da moradia voltam-se para o lado poente por ser o melhor ângulo solar, mas também para que os seus utilizadores têm privacidade em relação a rua, por ser a um piso abaixo.
No espaço exterior assume-se o terreno limpo e todo relvado. A habitação dispõe de um percurso do lado sul, para colocação de um sofá e mesa exterior, revestido com deck. Esta zona está exposta ao sol sendo que tem uma zona sombreada pelo aproveitamento da pala criada no piso superior para varanda dos quartos.